Painel Lucio

O Painel Lucio nasce como homenagem ao arquiteto Lucio Costa, figura fundamental na história da arquitetura moderna brasileira e autor do projeto urbanístico de Brasília.
A partir dos azulejos desenhados pelo próprio Lucio Costa para o edifício Jockey Club do Brasil — nas cores amarelo e azul —, no Rio de Janeiro, o painel reinterpreta e celebra a sua linguagem arquitetônica.
Cada peça compõe uma narrativa visual, onde a imaginação se desdobra numa composição que ora nos impõe ritmo, ora permanência. Nesta nova leitura, o painel é habitado por figuras oriundas de universos mitológicos, terrenos, aquáticos e urbanos, que emergem e se entrelaçam sobre a superfície, dando corpo a uma multiplicidade de existências imaginadas.
Ao revisitar o azulejo como elemento essencial da casa, o Painel Lucio integra o projeto da Casa do Sol, propondo uma experiência visual que nos remete a memória e existência, entre matéria e tempo. Neste painel, arquitetura e arte convergem numa superfície que respira a busca incessante de interpretação, abrindo-se para novas possibilidades de habitar e visualizar o espaço.
A escolha do azul — marca da azulejaria portuguesa — evoca não apenas o olhar de Lucio Costa para a tradição luso-brasileira, mas também a busca por uma arquitetura que seja, ao mesmo tempo, brasileira e nossa.
Entre criações e homenagens, o desenvolvimento de painéis em azulejos, desenhados e compostos artesanalmente, para novos projetos e espaços, é nossa busca pela arte.

Carla Barreto - MoMo Arquitetura
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora